segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POR QUE MASTIGAR?


Normalmente comemos na mesma velocidade das outras atividades realizadas durante o dia, ou seja... Rápido, muito rápido.  E daí? Você deve estar se questionando. Qual o problema em almoçar em 10 minutos?  E se eu comer rápido, mas mastigar bem? Será mesmo? Eu diria que mastigar rápido e mastigar bem são coisas praticamente impossíveis de se fazer ao mesmo tempo, e as consequências de uma má mastigação são bastante comuns, quer ver?


1.Refluxo
 Alimentos mal triturados são mais difíceis de digestão o que facilita o surgimento e/ou agravamento do refluxo.
2. Má digestão
Sabe aquela sensação em que você acha que comeu além do que devia e esta sensação permanece por mais de 3 horas? Então, isso pode ser sintoma de uma má digestão e uma das principais causas também é a má mastigação.
3. Deficiência de absorção de nutrientes
Quando não mastigamos direito os alimentos eles não sofrem a degradação necessária para que os nutrientes estejam aptos a serem absorvidos, ou seja, você pode até comer de forma equilibrada e saudável, e mesmo assim apresentar deficiência de ferro (anemia), cálcio, e outros nutrientes.
4. Não ter tempo para sentir saciedade.
Comendo rápido e sem mastigar adequadamente você também não vai saber identificar se está satisfeito ou se está comendo por compulsão. Isto porque o organismo demora cerca de 20 minutos para entender que você esta se alimentando... Se você come em 10 minutos, provavelmente vai comer mais do que precisa.
5. Seu intestino vai ter mais trabalho
As proteínas (carnes, leite e derivados, grãos) e as gorduras (azeite, manteiga, gordura da carne, do queijo, etc.) terminam a digestão somente no intestino através da ação da bile e dos sucos pancreáticos, se você mastiga bem estes alimentos vão chegar melhor triturados o que facilita a digestão, se você não mastiga adequadamente estes alimentos demoram mais para serem digeridos contribuindo para a formação de flatulências, intestino preguiçoso, e até mesmo um desequilíbrio na flora intestinal o que prejudica o funcionamento do organismo como um todo.

Eu sei que é difícil diminuir o ritmo para comer, mas conforme você já viu, é importante que você coma devagar e mastigando adequadamente. Sendo assim uma dica para você: entre uma garfada e outra, descanse o garfo no prato. Você vai sentir a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário