sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

COMER, AMAMENTAR E EMAGRECER


Ao engravidar não é incomum a mulher comer por dois e até mesmo por três. Resultado: um ganho de peso muito acima do esperado ou mesmo desejado. Esta situação parece fora da realidade, não é mesmo? Parece, mas não é. Muitas mulheres têm o seguinte pensamento: “estou grávida, depois emagreço”. E acabam tendo “desejos” por alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, comem por prazer e pouco se preocupam com o peso que só vai aumentando conforme a gestação evolui. Após as 40 semanas (normalmente 38, 39 semanas) chega o fim da gestação e o início da vida materna propriamente dita. E quando as mães percebem que aquela “barriguinha” não está como antes da gestação inicia-se o processo de “correr atrás do prejuízo”. O grande problema é que esta “corrida” costuma ser realizada sem os devidos cuidados e o prejuízo acaba sendo maior que o ganho, independente do peso.



 Comer de forma indevida tanto na gravidez quanto na amamentação é muito prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê e, sabe de uma coisa? Comer de forma correta na amamentação favorece e muito a perda de peso excedente! De forma saudável e definitiva. Verdade! Pode acreditar! Quer ver? Veja só: o que acontece é bem simples, na amamentação, o metabolismo está acelerado, pois para produzir leite o organismo precisa de muitas calorias extras. Mas não adianta sair comendo
tudo o que tiver vontade não... (uma pena, né?!). Mesmo com uma necessidade de calorias aumentada, você precisa comer as calorias que são ricas em nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) para que assim o seu organismo fique muito bem nutrido, produza leite em quantidade suficiente e que as suas reservas não sejam utilizadas de forma indevida. 

Ou seja, se ao se alimentar durante a amamentação a mulher deixar de consumir as calorias ricas em nutrientes de forma adequada, a massa muscular pode ser utilizada como fonte de energia e têm-se aí uma conseqüência nada agradável: a flacidez, sem falar na diminuição do metabolismo que após o período de amamentação fará com que a mulher ganhe peso de forma rápida e sempre na forma de gordura corporal. Sendo assim, cuide-se, coma com qualidade de forma equilibrada e nada de dietas sem orientação. Cuide-se, você merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário