sexta-feira, 20 de junho de 2014

PARAR DE FUMAR, ENGORDA?

Todos os fumantes sabem, ou deveriam saber, dos malefícios do cigarro. E são tantos e tão maléficos que de algum tempo para cá as autoridades tomaram providências para combater o fumo direta e indiretamente. E mesmo assim quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Eu tenho medo de parar de fumar e engordar”, ou ainda:  “Eu prefiro fumar à comer” e por aí vai. 
O medo de engordar ao parar de fumar é real e por incrível que pareça este “medo” de engordar pode sim influenciar de forma significativa na hora de tomar a difícil decisão de parar de fumar. Mas e daí? Parar de fumar engorda mesmo?

Dá para parar de fumar e ainda emagrecer? Vamos aos dados:
Realmente, parar de fumar engorda, porém não se trata de um ganho de peso desenfreado e incontrolável. Tudo vai depender de como você vai realizar esta etapa, veja:
As principais causas do ganho de peso ao parar de fumar são:
1.   Substituir o cigarro por balas, chicletes, doces etc.
2.   Aumentar a quantidade de comidas prazerosas, já que agora com o paladar mais “limpo” a comida tem mais sabor e comida com mais sabor desperta a gula, não é mesmo?
3.   E aqui a principal preocupação em relação ao ganho de peso: O metabolismo diminui com a ausência do cigarro. Isso mesmo, o metabolismo diminui com a ausência do cigarro, você não leu errado não! E sabe o motivo do seu corpo se comportar assim? Eu explico: é que quando as várias toxinas do cigarro entram no organismo, este se esforça muito para realizar uma “desintoxicação”. É claro que o corpo não consegue realizar tal façanha, pois, se assim fosse, ninguém precisaria parar de fumar. Mas o organismo tenta de alguma forma eliminar o excesso de toxinas, e com isso o metabolismo fica mais “ágil”, se é que podemos chamar assim. Ao parar de fumar, o corpo perde a necessidade de trabalhar com a mesma velocidade, e com isso ocorre uma pequena queda na taxa metabólica, e esta queda pode sim levar ao ganho de peso. Mas este fator é muito simples de ser modificado e você acabar conquistando um metabolismo ainda muito mais ágil do que tinha antes. Um plano alimentar personalizado, atividade física orientada e regular são algumas das ferramentas que você vai precisar nesta etapa.

E falando um pouco mais sobre o plano alimentar, é preciso lembrar que este plano deve ajudar o organismo a eliminar as toxinas armazenadas ao longo dos anos onde o cigarro esteve presente e, claro,  auxiliar para elevar o metabolismo, contribuindo assim para que aconteça a eliminação de gordura e a manutenção e/ou reposição da massa muscular. Ou seja, ficar mais magro (a) e com mais saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário