segunda-feira, 2 de junho de 2014

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR, MODISMO?

Dieta sem glúten, sem lactose. Retirar da alimentação um ou mais alimentos que são prejudiciais à sua saúde ou ao seu metabolismo para assim emagrecer de forma mais rápida e definitiva. Esta tem sido a promessa de inúmeras revistas e profissionais da área atualmente. Mas, será que esta tese tem fundamentação? Sim, tem. Mas para isso não basta sair fazendo qualquer dieta da moda e pronto. Retirar alimentos da sua dieta pode ser um problema sério para a sua saúde a médio e longo prazo.

Veja o caso da lactose, por exemplo: ao retirar leite e derivados, retira-se também o cálcio e outras vitaminas e minerais além de proteínas de alto valor biológico importantes para a manutenção dos músculos, tecidos e inclusive o colágeno. O organismo sem a lactose irá parar de produzir a lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose, e caso não haja o problema de digestibilidade e/ou intolerância à lactose, o problema pode agora estar presente devido a uma dieta de restrição desnecessária. 

Não estou aqui fazendo apologia ao leite. Eu mesma, em meu consultório, retiro o leite de vaca por inúmeros motivos, quando necessário, mas a substituição em uma dieta elaborada e equilibrada é sempre realizada para que meu paciente nunca fique sem os devidos nutrientes necessários à sua saúde e integridade metabólica.  A questão é que se você quer fazer uma dieta que retire algum ou alguns alimentos de sua dieta seja por intolerância, seja para testar um emagrecimento mais rápido e fácil é importante saber quais são os riscos e benefícios, e principalmente como alimentar-se neste período onde será adotado este tipo de dieta.
Agora modismos a parte, temos sim uma grande parte da população que tem uma dificuldade em digerir a lactose, (açúcar do leite), o glúten (proteína presente em diversos produtos farináceos), e também a soja, sim a você não leu errado.
A soja quando não fermentada é de difícil digestão. Faz-se necessário sim um plano alimentar onde a retirada de alimentos que são prejudiciais seja realizada e as substituições dos mesmos aconteçam para que as quantidades e a variedades de nutrientes sejam repostas sem prejudicar a necessidade nutricional de quem possui qualquer tipo de restrição alimentar. 
A saúde intestinal é o ponto de partida para quem quer cuidar de qualquer tipo de intolerância e evitar que novas intolerâncias aconteçam, pois é no intestino onde existe uma barreira natural que impede que grandes moléculas possam adentrar no nosso organismo e quando esta barreira está desequilibrada perde-se esta capacidade e estas grandes moléculas adentram nosso corpo causando intolerâncias e outros sintomas como: alergias, sensibilidade na pele, excesso de muco, etc. Sendo assim, antes de adotar uma dieta procure um profissional capacitado para adequar a dieta ao seu organismo e às suas necessidades fisiológicas e nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário