sexta-feira, 20 de junho de 2014

ALIMENTOS NÃO CONVENCIONAIS: LIXO OU NUTRIÇÃO?

O hábito alimentar do brasileiro é bastante rico e diversificado. Porém, não temos o hábito de consumir os alimentos denominados “alimentos não convencionais”. Você já ouviu falar destes alimentos? São aqueles alimentos, ou parte deles, que descartamos durante o processo de seleção do que vai ser consumido e do que será jogado no lixo. Em outras palavras, alimento não convencional pode ser: casca de frutas, talos e folhas de vegetais e ervas, em sua maioria. Porém, muitas vezes, a parte do alimento que é descartada apresenta um teor muito maior de NUTRIENTES COMO: vitamina C, fibras, carboidratos, cálcio e proteínas do que a encontrada na parte comestível.

Essa descoberta faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, que avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros. 

Em outras palavras, estamos jogando no lixo, nada mais, nada menos do que saúde e esta atitude é pelo fato da população ignorar o valor nutricional destes alimentos ou até mesmo de não saber como utilizar as cascas, talos e folhas em receitas do dia a dia.
Um exemplo bastante impressionante é o da folha da couve-flor, ela apresenta uma quantidade de vitamina C 4x maior do que a encontrada na polpa da laranja. Já em 100 g de casca de laranja, os pesquisadores acharam 107 mg de fósforo, volume bem superior ao verificado na polpa da fruta (18 mg). Esse elemento químico é utilizado pelas células humanas para armazenar e transportar energia em forma de calorias além de potencializar os efeitos de algumas vitaminas, especialmente as do complexo B, que ajudam a transformar os carboidratos, lipídios e proteínas em energia, fortalecendo os sistemas neurológico, dermatológico e gastrintestinal e colaborando de forma indireta no emagrecimento. Segundo a mesma pesquisa, o fósforo foi encontrado ainda na casca do mamão, no talo do espinafre, na folha e no talo da salsinha. Sendo assim, precisamos rever o conceito do que é alimento nutritivo e o que é lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário