domingo, 1 de junho de 2014

DIETA FUNCIONAL OU ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL?

Os alimentos funcionais já foram tema de vários artigos sobre saúde, beleza e bem estar. Então qual a novidade em se falar de uma dieta funcional? Bem, é que o foco de uma dieta funcional não é apenas utilizar os alimentos funcionais no cardápio, e é por isso que eu, particularmente, prefiro denominar alimentação funcional, pois comer diariamente de forma funcional é antes de tudo uma filosofia de vida. Deixa que eu explique um pouco melhor isso.

A alimentação funcional é quando você se alimenta baseando-se no seu processo metabólico, ou seja, quais são as suas necessidades nutricionais de acordo com sexo, faixa etária, atividade física, ausência e/ou presença de doença, processo de envelhecimento (diferente de faixa etária), saúde intestinal, exposição aos agentes nocivos à saúde, produção endógena de radicais livres, hábitos alimentares, presença e tipo de atividade física ou sedentarismo, pré-disposição genética familiar para desenvolvimento de patologias, pré-disposição segundo hábitos individuais para desenvolvimento de distúrbios metabólicos, entre outros. Ou seja, a Nutrição Clínica Funcional, irá contemplar o indivíduo sob todos os aspectos e o resultado é um cardápio que irá incluir alimentos que contribuirão para manter e/ou restaurar sua saúde e bem estar. Os alimentos utilizados terão um objetivo a cumprir, sendo a saciedade uma consequência, o objetivo principal é nutrir e “esquentar” o metabolismo, evitar o envelhecimento precoce, revigorar as células, fortalecer o sistema imunológico, conferir energia e disposição. 

Traduzindo: saúde! Para isso é necessário fazer uma avaliação completa do organismo, sendo assim, não basta comer o “verde limpo” , fazer algumas receitas detox, comprar àquela revista da moda e seguir o cardápio da atriz ou modelo da capa. Seu organismo e biotipo são únicos assim como seu metabolismo e cada etapa da sua alimentação deve ter um perfil que atenda às suas necessidades individuais. O processo de emagrecimento começa de dentro para fora, assim como a beleza da pele, cabelo e vitalidade. Não podemos ter uma alimentação que tenha início meio e fim, é necessário uma mudança no comportamento alimentar, sempre com muito prazer à mesa, sem deixar de ser social e sem passar fome! É por isso que afirmo que a alimentação funcional é antes de tudo uma filosofia de vida, é para quem quer viver mais e com mais qualidade de vida.

TEXTO PUBLICADO NA MINHA COLUNA DA REVISTA CINCO MAIS MAIO/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário