terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMO ME TORNEI MÃE DE UM ANJO DIABÉTICO

E então aconteceu.... A vida dela ficou doce demais...


Foi em Outubro de 2015, entre os dias 19 e 23/10. Nos exames de rotina, em um checkup da minha miniatura, minha filha Analu de 6 anos, que aconteceu. Nos resultados dos exames laboratoriais dela, veio a alteração da glicose (o açúcar do sangue). Meio sem chão, fiquei sem saber o que fazer nos primeiros 5 minutos, em seguida liguei para o pediatra (excelente médico e amigo), que pediu novos exames para o dia seguinte. Refizemos alguns exames e, novamente, a glicose estava alterada. Outros exames confirmavam o distúrbio metabólico da glicose e a insulina, em outras palavras o conhecido diabetes. Minha filha foi diagnosticada com diabetes tipo 1 insulino dependente, doença genética, crônica, sem cura, com controle diário, com restrições severas de açúcar e carboidratos na alimentação na tarde do dia 23/10/2015. Nesse dia ela se tornou um anjo doce demais. Foi então que coloquei minha parte materna um pouco de lado e coloquei a nutricionista em ação. Antes de qualquer coisa eu SABIA E SEI como fazer para tornar a vida da minha filha normal, saudável e saborosa. Sim, saborosa sim! Porque toda alimentação está ligada ao prazer oral. Temos uma cultura voltada para a alimentação, nosso meio social está repleto de confraternizações, festas e eventos onde a comida faz o segundo ou muitas vezes o papel principal da festa. E se, para um adulto, já é difícil ter restrições alimentares, imagine para uma criança. Portanto, tratei de guardar minha dor no bolso, e fui trabalhar focada em: 
1) normalizar a glicose
2) fazer uma dieta saudável, nutritiva e saborosa.
E assim aconteceu. Em 15 dias já estávamos utilizando metade da insulina prescrita. E hoje com 1 mês e 1 dia estamos com apenas 3 unidades de insulina ao dia e nada mais, com níveis normais de glicose. Todos os sintomas do diabetes sumiram, minha filha está saudável, comendo com prazer, com suas restrições (claro), mas descobrindo novos sabores, novas receitas, novos alimentos, novos horizontes.
Quero deixar claro que não vejo o diabetes como uma doença, vejo o diabetes como um distúrbio hormonal. E é assim que digo e afirmo para a minha filha: ela não é doente é portadora de um distúrbio hormonal. Apenas isso. O diabetes torna-se uma doença a partir do momento em que não é tratado, controlado com a dieta, insulinas e/ou hipoglicemiantes orais.
A dieta de um diabético controlado, é uma dieta que evita o desenvolvimento de muitas doenças como: Câncer, Obesidade, Hipertensão Arterial, Dislepidemias, e outras. Assim, comer de forma saudável é muito importante não apenas para o controle do diabetes mas para garantir o crescimento/desenvolvimento e evitar outras doenças. 
Sendo assim, a partir de hoje, vou postar receitas e dicas sobre diabetes.
Vou continuar a atender meus casos clínicos, mas hoje a vivência de ser uma mãe de um anjo diabético me aproxima mais de mães e familiares que passam pela mesma situação e que muitas vezes não sabem como lidar com a alimentação desses anjos doces demais...


ATENÇÃO: QUALQUER PROPAGANDA AQUI COLOCADA É CONTRA MEU CONSENTIMENTO, NÃO VENDO NENHUM TIPO DE PRODUTO, CONTROLE OU APARELHOS DE GLICEMIA. FIQUE ATENTO!!!!

3 comentários:

  1. Minha querida Tatiane q gesto lindo o seu! Literalmente vc pegou o limão e fez uma limonada e diet, porém cheia de amor, dedicação e ainda a preocupação de ser útil a sociedade! Que Deus te retribua tudo isso em muita luz pra vcs duas e a todos q se beneficiarão com seus conhecimentos! Parabéns
    Já era sua fã
    Hj sou admiradora incondicional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose! Fico muito feliz de poder ter participado da sua formação. Você é uma pessoa muito especial e ter seu reconhecimento me é muito caro. Um beijo no seu coração. Tati

      Excluir
  2. Fantástico poder ajudar às pessoas com dicas e conselhos dados por quem vive o drama em casa.Tati,muito orgulho em ter na família gente do seu gabarito.

    ResponderExcluir