sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA DIETA PARA PORTADORES DE DIABETES

Dieta x Diabetes

Quem é portador de diabetes sabe: açúcar é veneno. Isso é fato. O controle de tudo que se come é fundamental para que o diabetes não se torne uma doença. Sim, eu disse SE TORNE UMA DOENÇA. Porque como eu já afirmei aqui em posts anteriores, considero o diabetes um distúrbio metabólico da ausência, deficiência ou resistência, do hormônio insulina produzido pelo pâncreas. Sendo assim, precisamos sempre saber qual é o caso de cada pessoa. Vamos lá:

1) Ausência da insulina - o pâncreas não produz insulina e a aplicação da insulina injetável é indispensável no tratamento. Normalmente são os pacientes portadores de diabetes tipo 1 ou do tipo 2  onde o pâncreas parte ENDÓCRINA "faliu" ou seja, não produz mais insulina.
A dieta: Quando se utiliza a insulina necessita-se saber a sensibilidade do organismo em relação aos alimentos que são ingeridos, principalmente quanto ao índice glicêmico e a carga glicêmica da refeição. Quando o tratamento não é individualizado, a glicemia fica alternando entre hiperglicemia (açúcar no sangue alto) e hipoglicemia (açúcar no sangue baixo), quando o correto é manter uma estabilidade. 

2) Deficiência ou Insuficiência - o pâncreas produz insulina porém em uma quantidade insuficiente para carregar a glicose (açúcar para dentro das células). Novamente, o tratamento é personalizado. Em alguns casos o uso de hipoglicemiantes orais são suficientes em outros o uso de insulina injetável se faz necessário. 
A dieta: Personalizada independente se com hipoglicemiante ou insulina. No caso do uso de  hipoglicemiante oral, o risco de hipoglicemia (açúcar no sangue baixo) é incomum. Já para a utilização de insulina o risco de hiperglicemia e hipoglicemia é o mesmo para o caso acima citado.

3) Resistência periférica à insulina - Nesse caso, o pâncreas produz insulina, porém sua ação está comprometida e o organismo apresenta um quadro de hiperglicemia e hiperinsulinemia (alta do hormônio insulina) ao mesmo tempo. A consequência é o ganho de peso corporal com considerável ganho de gordura corporal total e desenvolvimento de diabetes tipo 2 ao longo do tempo.
A dieta: Adequação dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ao organismo e hábitos de vida. Também é personalizada.

Os casos de diabetes vem crescendo absurdamente no Brasil e em todo mundo como consequência de hábitos alimentares inadequados e alto consumo de açúcares simples e  oculto em alimentos industrializados, sendo que entre as crianças o índice de diabetes tipo 2 o crescimento já é de 30%.

Cuidar da alimentação não é modismo, é necessário e fundamental para evitar doenças. 

Tatiane Attlio
CRN3 12175

OBS.: TODA E QUALQUER PROPAGANDA AQUI COLOCADA É SEM MEU CONSENTIMENTO. NÃO VENDO NENHUM PRODUTO OU PROGRAMA DE QUALQUER PROCEDÊNCIA. FIQUE ATENTO!

2 comentários:

  1. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir