sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nutrientes: Suplementar ou Alimentar?

 Quando pensamos em atingir as necessidades nutricionais diárias de uma pessoa, o primeiro pensamento é uma alimentação variada e rica em frutas e vegetais. Agora, se pensarmos que esta mesma pessoa trata-se de um atleta, este pensamento continua o mesmo? E se esta mesma pessoa não fosse um atleta, mas um vegetariano? Ou ainda, uma pessoa que não consome frutas e vegetais?
E quando esta pessoa possui uma doença como síndrome de má absorção intestinal? Ou faz uso indiscriminado de diuréticos? Bem, as situações são inúmeras, mas o que desejo levantar é o seguinte questionamento: como saber se a quantidade de nutrientes que o organismo necessita está sendo ingerida diariamente?
Em primeiro lugar, seja qual for a situação citada, tanto faz a via de ingestão, suplementação ou alimentação equilibrada, nenhuma das duas irá ter seu objetivo alcançado caso a saúde do TGI – Trato Gastro Intestinal não estiver íntegra. Ou seja, para que os alimentos possam liberar os nutrientes eles devem ser devidamente mastigados, deglutidos, digeridos, absorvidos e metabolizados. No caso dos suplementos, devem ser absorvidos e metabolizados. A fórmula dos suplementos deve ser biodisponível, caso contrário, os nutrientes serão eliminados via urina ou fezes.
A qualidade da composição centesimal do alimento é bastante variada, isso significa que nem sempre um copo de suco de laranja contêm a quantidade de vitamina C calculada em tabelas nutricionais, porém os alimentos contêm outras substâncias que favorecem a absorção e otimizam a ação dos nutrientes nele contido e este fato vem sendo estudado por vários cientistas. Já os suplementos não possuem esta característica.
Não estou dizendo aqui que sou contra o uso de suplementos. Estou dizendo que sou contra o uso de suplementos de forma indiscriminada e sem orientação.
A determinação de qual a melhor forma para se atingir às necessidades nutricionais de uma pessoa deve ser baseada somente após uma entrevista com um profissional nutricionista muito bem capacitado para que assim não haja danos ao organismo com a sobrecarga de nutrientes ou ainda a carência dos mesmos.
Normalmente uma dieta equilibrada, e quando necessário a suplementação dentro das RDA – Recomendação Diária Recomendada, é a escolha do profissional centrado e focado na saúde de seu paciente. Estimular a alimentação diversificada, com diferentes tipos de preparações e mudanças de comportamento alimentar ainda é o grande desafio para quem busca a saúde através dos alimentos. Os suplementos, como o próprio nome diz, suplementam o que não se atinge com a prescrição do plano alimentar, ou em casos especiais como os atletas e outros.
É importante ressaltar que independente do tipo de suplemento, todo excesso é tóxico, podendo levar danos à saúde e aos órgãos como fígado e rins. Seja consciente, seu organismo não possui substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário