segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

EMAGRECIMENTO E GORDURA NO FÍGADO

 Esteatose Hepática, Obesidade e Emagrecimento: Existe relação?
Esteatose hepática pode ser denominada como: Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Esta é uma condição clínica patológica na qual ocorre excessivo acúmulo de triglicerídeos no fígado a evolução desta doença é denominada: Esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) que representa a forma inflamatória e que pode levar à fibrose avançada, cirrose e Hepatocarcinoma (câncer de fígado.)
Estudos epidemiológicos têm revelado que a DHGNA é um problema de saúde pública, acometendo 20-40% dos indivíduos testados dos obesos na população estudada. Um estudo mais recente, realizado nos Estados Unidos, com 328 pacientes assintomáticos, relatou que 46% dos indivíduos tinham esteatose, 26% eram diabéticos, 68% hipertensos e 70% obesos.
No Brasil, estudos de Edison Roberto Parise e Helma Pinchemel Cotrim, utilizando a ultrassonografia (US) como método diagnóstico, encontraram em torno de 20% de esteatose hepática na população geral. Quando, pacientes diabéticos são avaliados pelo ultrassom em relação à presença de esteatose, 70% são portadores da doença.
A situação é alarmante e requer cuidados e esclarecimentos. Vamos iniciar pelos esclarecimentos.
A busca desesperada em eliminar a gordura corporal, emagrecer de forma rápida a qualquer custo, faz com que as pessoas procurem por métodos que busquem retirar a gordura que está dentro da célula de gordura (adipócito) e utilizar esta gordura como fonte de energia. Tudo isso não seria problema se toda a gordura retira fosse sim utilizada como fonte de energia, mas o que acontece é que grande parte desta gordura, o triglicérides, fica na corrente sanguínea que vai acabar sendo depositada, pelo menos uma parte, no fígado, contribuindo assim para o desenvolvimento da esteatose hepática não alcoólica.
Por isso os estudos revelam o que já não é segredo para quem acompanha o crescimento de dietas desequilibradas, tratamentos estéticos “milagrosos” e daí por diante.
A esteatose hepática não alcoólica é uma doença que pode se tornar grave e deve ser acompanhada pelo médico especialista e por uma nutricionista clínica para que a alimentação contemple o emagrecimento sem agravar a doença e principalmente preservar e recuperar o fígado e as patologias associadas como a hipertensão e o diabetes.
E para quem não tem esteatose hepática não-alcoólica, o emagrecimento deve ser orientado por uma nutricionista clínica para que assim a gordura eliminada no processo possa ser realmente eliminada e não depositada no fígado. Por isso, fique alerta! Nada de sair fazendo a dieta da sua amiga, a dieta da revista e principalmente a dieta da moda que promete emagrecimento rápido com eliminação de gordura como um passe de mágica. Cuide da sua saúde! Você merece!
Por: Dra. Tatiane Attilio
CRN3 12175
Consultas: 67 9932 8381

Um comentário:

  1. Parabéns, sergio
    Você está seguindo ATITUDE SAÚDE - A Nutrição Funcional

    ResponderExcluir