quinta-feira, 24 de abril de 2014

ISENTOS DE LACTOSE, ESPECIALMENTE NUTRITIVOS

LEITES VEGETAIS



Escândalos envolvendo o leite de vaca (como a adição de substâncias tóxicas no produto),  a intolerância à lactose e à caseína (o açúcar e a proteína do leite respectivamente, que são de difícil digestão para adultos e algumas crianças), e a alergia ao leite de vaca, são alguns dos motivos que levaram à população à buscar alternativas mais saudáveis na hora de substituir o tradicional  leite de vaca. Não demorou muito e já começamos a identificar produtos novos, com promessas nutricionais atrativas para conquistar a sua mesa na hora do café da manhã, ou naquele momento gostoso antes de dormir quando tomamos uma xícara de leite quente com baunilha e canela.
Vejamos algumas destas opções:


LEITE DE AMÊNDOAS


- As amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas que é um grupo nutricional bastante famoso por conter grandes quantidades de vitaminas, minerais e um perfil de lipídeos (leia-se gorduras) que são perfeitas para a saúde do coração, além de:
1. Não contêm colesterol, afinal trata-se de um produto de origem vegetal
2. As gorduras que estão presentes neste leite são em sua maioria monoinsaturada, o que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a melhorar o bom colesterol (HDL)
3. É rico em cobre, ferro e vitaminas que auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajuda no combate às anemias
4. É rico em fibras solúveis o que favorece a regularização do trânsito intestinal, e fortalecimento da flora intestinal, além de colaborar no controle da glicemia
5. Rico em vitamina E uma vitamina com poder antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento precoce.

Ficou com vontade de experimentar?
O sabor do leite de amêndoas é melhor se for caseiro conforme a opinião da maioria e sendo assim, deixo a dica de como produzir em casa:

Ingredientes:
- 200 gramas de amêndoas de boa qualidade preferencialmente orgânica
- 1 litro de água mineral de boa qualidade
- 1 gota de essência de baunilha  (opcional)
Forma de preparo:
1. Colocar as amêndoas de molho por, pelo menos, 8 horas.
2. Escorrer as amêndoas e lavar em água corrente.
3. Bata as amêndoas no liquidificador junto com a água mineral e a essência de baunilha durante cerca de 2 minutos.
4. Coar com ajuda de um pano limpo ou coador fino. Espremer bem para retirar o máximo de líquido possível.
5. Reservar numa garrafa de vidro e guardar na geladeira.
Você poderá aproveitar as sobras para fazer de pão, bolo, biscoitos ou secar em forno baixo (80º) durante uma hora ou mais, até conseguir uma farinha.


LEITE DE AVEIA


Comparado ao leite de amêndoas, o leite de aveia é menos nutritivos e o nutriente que se destaca aqui é a fibra solúvel beta-glucana que auxilia de forma significativa no controle da liberação do açúcar no sangue o que é uma ótima escolha para os diabéticos além de ser excelente para fornecer mais saciedade o que torna o leite de aveia perfeito para quem está de dieta. Por ser um leite de origem vegetal também não contêm colesterol, é isento de lactose e sendo assim de fácil digestão. Ainda é rica em cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B
Quer aprender a fazer?
Confira a dica:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
- 3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
1.Deixe a aveia de molho na água por, pelo menos, 1h.
2.Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
3. Coar com ajuda de um pano limpo ou coador fino. Espremer bem para retirar o máximo de líquido possível.
4. Reservar numa garrafa de vidro e guardar na geladeira.
Você poderá aproveitar as sobras para fazer de pão, bolo, biscoitos ou secar em forno baixo (80º) durante uma hora ou mais, até conseguir uma farinha.
Dura até 3 dias na geladeira.

LEITE DE QUINOA


A quinoa é um cereal riquíssimo em proteínas, e este é o principal nutriente presente neste leite. Os aminoácidos que estão presentes no leite de quinoa são importantes para compor o pool de aminoácidos que irão contribuir para a recuperação/renovação de tecidos, enzimas e fortalecimento muscular. Para cada copo de leite de quinoa você terá em média 5g de proteína. Além de vitaminas do complexo B, Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Manganês e tudo isso com um teor de gordura muito reduzido e isento de colesterol.
Como fazer?
Anote aí:
Ingredientes:

2 colheres de quinoa em grão
250 ml de água

Modo de Preparo:

1.Ferver a quinoa por 5 a 10 minutos.
2.Jogar a água fora.
3.Voltar a colocar 250 ml de água.
4.Esperar levantar fervura, desligar e bater no liquidificador.
5. Coar em peneira bem fina, para obter o leite.

LEITE DE ARROZ


O leite de arroz é rico em carboidratos o nutriente que fornece energia ao organismo e que consumido em excesso, aumenta os depósitos de gordura, ou seja, engorda. Este leite quando consumido na sua forma industrializada contêm muito mais açúcar do que na sua forma caseira, isso é uma característica dos produtos industrializados, acrescentar açúcar ao produto é uma forma de melhorar o sabor e com isso as vendas. Porém o produto industrializado não é acrescido apenas de açúcares é também enriquecido com outras substâncias mais nutritivas como vitaminas e minerais, o que torna o leite de arroz industrializado um alimento fortificado em relação ao caseiro. O cuidado aqui é tomar com cautela para quem está querendo emagrecer ou controlar a glicemia.

LEITE DE SOJA


O mais popular substituto do leite de vaca e o mais fácil de ser encontrado nas prateleiras dos supermercados. Encontramos leite de soja de todos os tipos: enriquecidos com vitaminas e minerais, com proteínas, com cálcio, sem sabor, com sabores. Mas não confunda leite de soja com suco de soja. Leia na embalagem para tirar a dúvida e não acabar comprando gato por lebre. O leite é o extrato da soja e o suco é o extrato da soja misturado com suco. Também é uma ótima opção para quem possui intolerância à lactose. É isento de colesterol, na versão industrializada pode estar acrescido de vitaminas e minerais.


Enfim. O importante é lembrar que os benefícios de qualquer produto, seja caseiro ou industrializado é dependente de outros fatores como a plena digestão, absorção e metabolização, além da quantidade ingerida ao dia. E, claro do restante da alimentação, prática regular de atividade física e bons hábitos de vida. 

Quer saber qual a melhor opção para você? Agende sua consulta: (67) 9932 8381

Nenhum comentário:

Postar um comentário