sábado, 21 de janeiro de 2012

O EFEITO TERMOGÊNICO DOS ALIMENTOS



Você sabia que comer emagrece? Calma.... Eu quis dizer comer corretamente ou ainda comer uma quantidade independente de calorias.... Ficou melhor? Saiba um pouco mais sobre o efeito termogênico dos alimentos no texto abaixo. Você vai curtir! 



Quando nos alimentamos, muitas vezes pensamos apenas nas calorias. Se um alimento é muito calórico logo o colocamos em segunda opção, principalmente quando não queremos engordar.  Porém, algumas vezes, cedemos às calorias para contentar um desejo ou vontade de comer um alimento super calórico e pouco nutritivo como é o caso de um bolo confeitado. Acontece que os alimentos são muito mais que calorias.  As calorias são provenientes dos carboidratos, proteínas e gorduras que juntos compõem os alimentos.  E não é só isso, nos alimentos podemos encontrar ainda: fibras, vitaminas, minerais, substâncias bioativas, entre outros. A combinação, a quantidade e proporção destes diversos nutrientes são diferentes em cada alimento causando assim um efeito diferente quando consumido.  
Chamamos de alimentos nutritivos aqueles alimentos que fornecem ao organismo diferentes tipos de nutrientes além de carboidratos, proteínas e gorduras de forma adequada. Para poder aproveitar todos os nutrientes do alimento ingerido o corpo precisa: mastigar, engolir, digerir, absorver, metabolizar e distribuir entre as células. Quando todo o processo é concluído de forma adequada e os nutrientes chegam às células, elas trabalham mais e melhor, o que significa maior gasto de energia, ou seja, maior gasto de calorias.... É o chamado efeito termogênico do alimento. Lembre-se este efeito só acontece quando comemos alimentos cheios de nutrientes, independente das calorias.
Alguns exemplos deste tipo de alimento são as frutas, os vegetais (hortaliças e legumes), as proteínas de origem animal (carnes, leite e derivados), as oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs), as leguminosas (soja, feijões, lentilhas) e os carboidratos complexos (arroz integral, cereais integrais, etc).
 Em contrapartida os alimentos que possuem “calorias vazias”, ou seja, calorias que não possuem nenhum valor nutricional, não contribuem para a manutenção e/ou recuperação da saúde. Muito pelo contrário contribuem para o surgimento, desenvolvimento ou agravamento de diversas doenças.

Este tipo de alimento, apesar de possuir forte apelo ao paladar, deve ser consumido esporadicamente. São eles: bolachas recheadas, margarina, margarina light, maionese ligth, manteiga, balas, chicletes, suspiro, chantilly, salgadinhos industrializados, refrigerantes (normal, diet, light, zero, etc), waffer,  etc.
Por isso, se você está seguindo uma dieta que apenas conta quantas calorias você precisa consumir no dia já sabe que talvez seja por isso que o resultado não está sendo satisfatório. Pense bem: você acha que comer 1500 calorias de alface é igual comer 1500 calorias de bacon ou de chocolate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário