segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMER É UMA DELÍCIA!



 
Quantas vezes você deixou sua dieta de lado para comer   o que gosta, ou em uma festa ou ainda durante as suas férias? Sabe o motivo? Comer é uma delícia mesmo! Mas e como fica a alimentação saudável? O peso ideal? Estamos fadados a viver de dieta e num efeito sanfona sem fim? Claro que não... Leia o texto abaixo e pode ser que você descubra como comer com prazer, viver saudável e dentro do seu peso ideal.

Você já parou para pensar qual é um dos maiores obstáculos para se seguir uma dieta equilibrada? Acho que posso responder, veja se você não concorda comigo: é a sensação da privação de comer o que se mais gosta e da quantidade que se come, traduzindo é a falta de “comer com prazer”, isso mesmo, pode acreditar. Quer ver? Siga meu raciocínio: sempre que se pensa em um cardápio de dieta pensamos em muito verde (vegetais em geral), pouco carboidrato (pães, massas, cereais) e gordura (bacon, frituras, etc), proteína moderada (carnes, leite e derivados), nada de doces e bebidas alcoólicas e esta composição de cardápio não parece muito convidativa não é mesmo?! Mas mesmo assim, por vários motivos, encaramos a dieta e infelizmente nossa força de vontade cai por terra quando nos deparamos com uma preparação maravilhosa como, por exemplo: lasanha 4 queijos ou torta prestígio.... Até parece ser um complô contra a dieta. E daí? Qual a solução? Existe solução? Então, existe sim, e chama-se gastronomia light... O nome não sugere alguma coisa fácil, mas na verdade é fácil sim. De uma forma geral o termo “gastronomia light” significa transformar uma receita “gorda” em uma receita “magrinha” e claro, com muito, mas muito sabor mesmo, pois só assim a dieta vai ser seguida sem sacrifícios e a tão sonhada reeducação alimentar fará parte da sua vida trazendo para você muita saúde, vitalidade, longevidade, prevenção para doenças, controle de doenças já instaladas (hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia) e o tão sonhado peso ideal. Para colocar em prática a gastronomia light não é difícil, basta saber cozinhar e seguir as dicas do seu profissional nutricionista.

O melhor disso tudo é que daí a força de vontade fica voltada para fazer a lista de supermercado, para variar o seu cardápio, para experimentar novos sabores e também para aprender as diferentes formas de preparo. Uma dica prática? No molho do strogonoff substitua o creme de leite convencional por ½ de creme de leite light e ½ de requeijão cremoso light... Além de ficar mais “levinho” vai ficar mais cremoso e gostoso. Em breve vou postar algumas receitas tradicionais magrinhas, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário