quarta-feira, 14 de maio de 2014

GANHO DE GORDURA X ENVELHECIMENTO

O ganho de peso com o passar dos anos é percebido por todos nós em qualquer idade e percebido de forma bem mais acentuado a partir dos 30 anos e muito mais intenso a cada 10 anos a partir daí. Isso não é novidade e é unanimidade para homens e mulheres. As mudanças corporais acontecem por vários motivos e uma delas é o envelhecimento natural, onde acontece uma perda de massa muscular e um ganho de gordura corporal com maior facilidade. Esse é um fato natural. O que acontece é que com dietas restritivas e algumas doenças esse processo pode ser antecipado, é o que denominamos de envelhecimento precoce, ou ao contrário, com dieta personalizada, atividade física regular orientada e bons hábitos de vida, o retardo desse processo também ocorre.
Agora falando das pessoas que já estão acima dos 60 anos e estão com a gordura corporal acima do ideal, o problema deixa de ser apenas estético e passa a ser um motivo de preocupação. Já que essa gordura excessiva carrega consigo consequências à saúde.

Podemos dizer que a gordura tem preferência em se acumular desta forma:
- Nas mulheres: na região gluteofemoral (o famoso culote), nos tríceps (o músculo do “tchauzinho”) e na região abdominal.
- Nos homens: normalmente na região abdominal, em sua maioria.
A gordura da região gluteofemoral e dos braços é pouco ou quase nada nociva.
O problema maior é a gordura abdominal que se divide em: gordura visceral e gordura subcutânea. A gordura visceral é responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças cardiocirculatórias e sempre aumenta quando se ingere bebida alcoólica e gordura animal (contida em alimentos como: bacon, carnes gordas, linguiças e embutidos em geral, queijos amarelos, etc.) e as gorduras trans, que estão nos alimentos industrializados.

A gordura subcutânea é menos prejudicial mais ainda assim não é nada saudável e também aumenta com o álcool e gordura animal e também quando ingerimos uma quantidade de açúcar (doces, massas, pães, salgados, bolos, tortas, etc.) que faz com que os níveis de insulina fiquem altos na corrente sanguínea. Com altos índices de açúcar no sangue pode surgir o diabetes por fadiga do pâncreas.
E ainda não é só isso, o aumento de gordura corporal na terceira idade mascara o problema do peso corporal total. Ou seja, na balança o peso aparece de forma indesejada como obesidade ou sobrepeso quando na verdade o que pode estar acontecendo é uma desnutrição. Já que altos índices de gordura corporal não significa massa muscular adequada. E sabemos que com a idade a massa muscular tende a diminuir, ainda mais com restrições alimentares que as pessoas da terceira idade estão acostumadas a enfrentar no dia a dia, seja por uma doença crônica como diabetes ou pressão alta, seja pela dificuldade em mastigar alimentos mais duros e/ou sólidos. Em contrapartida as necessidades de vitaminas, minerais e demais nutrientes estão aumentadas. A solução, uma dieta personalizada, atividade física regular orientada e bons hábitos de vida! Portanto, se você acha que só porque passou dos 60 não precisa cuidar do peso, é melhor repensar o assunto. Ficar charmoso e muito saudável é nada mais nada menos do que essencial para qualquer idade. Um brinde a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário