segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POR QUE MASTIGAR?


Normalmente comemos na mesma velocidade das outras atividades realizadas durante o dia, ou seja... Rápido, muito rápido.  E daí? Você deve estar se questionando. Qual o problema em almoçar em 10 minutos?  E se eu comer rápido, mas mastigar bem? Será mesmo? Eu diria que mastigar rápido e mastigar bem são coisas praticamente impossíveis de se fazer ao mesmo tempo, e as consequências de uma má mastigação são bastante comuns, quer ver?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

COMER, AMAMENTAR E EMAGRECER


Ao engravidar não é incomum a mulher comer por dois e até mesmo por três. Resultado: um ganho de peso muito acima do esperado ou mesmo desejado. Esta situação parece fora da realidade, não é mesmo? Parece, mas não é. Muitas mulheres têm o seguinte pensamento: “estou grávida, depois emagreço”. E acabam tendo “desejos” por alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, comem por prazer e pouco se preocupam com o peso que só vai aumentando conforme a gestação evolui. Após as 40 semanas (normalmente 38, 39 semanas) chega o fim da gestação e o início da vida materna propriamente dita. E quando as mães percebem que aquela “barriguinha” não está como antes da gestação inicia-se o processo de “correr atrás do prejuízo”. O grande problema é que esta “corrida” costuma ser realizada sem os devidos cuidados e o prejuízo acaba sendo maior que o ganho, independente do peso.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ALIMENTO É REMÉDIO?




Não é incomum ouvirmos uma receita de um amigo ou familiar ou até mesmo um conhecido sobre algum alimento que “serve” para tratar alguma doença. Quer alguns exemplos? Vamos lá: suco de limão em jejum para “afinar” o sangue, chá de chuchu para abaixar a pressão, suco de couve para curar gastrite, suco de berinjela para abaixar o colesterol e assim por diante. Mas será que podemos confiar plenamente nestas receitas? 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

LANCHE SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS



Adeus ao Junk Food! Com a recente aprovação da lei da “Cantina Saudável”, em Campo Grande/MS, acontecerá uma mudança necessária que irá contribuir e muito para a saúde, crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Um alívio para os (as) nutricionistas e pais. O momento requer informação adequada para que se possa concretizar e fixar esta mudança.  O grande desafio é oferecer alimentos que sejam atrativos, saborosos e nutricionalmente adequados aos estudantes. A boa notícia é que é possível unir prazer alimentar e alimentos saudáveis.  Quer algumas dicas? Vamos lá:

domingo, 12 de fevereiro de 2012

COMENDO PARA ELIMINAR A GORDURA ABDOMINAL




 Existem alimentos que aumentam muito a gordura abdominal. E ainda, existe uma combinação de alimentos que também favorece o desenvolvimento da barriga. Ficou triste? Não precisa, a boa notícia é que se você souber o que faz a sua barriga crescer... Vai saber como evitar que isso aconteça, não é mesmo? Vamos lá, vou te explicar um pouco melhor tudo isso.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

METABOLISMO




Você já ouviu falar que após os 30 anos é mais difícil perder peso? E que esta dificuldade aumenta a cada ano depois dos 30? Infelizmente é verdade. Nosso metabolismo fica realmente mais lento com o passar dos anos e isso significa que mesmo comendo da mesma forma, chega um momento que passamos a ter maior facilidade em ganhar peso e menor facilidade em perder peso. Sendo assim, se você tem menos de 30 anos, aproveite o metabolismo a todo vapor e encare uma reeducação alimentar para poder manter o metabolismo sempre ativo. Mas se você tem mais de 30 anos, mais de 40, de 50, ou mesmo mais de 60 anos.... bom...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

INTESTINO SAUDÁVEL PARA EMAGRECER



O problema atinge homens e mulheres, porém as mulheres são a maioria a reclamar do funcionamento do intestino. Normalmente o problema é relatado da seguinte forma: tenho um intestino que “não funciona direito”, ou ainda: intestino “preso” ou intestino “preguiçoso”. Não ter um intestino que tenha um trânsito adequado causa bastante desconforto, mas será só isso? Não, com certeza não. O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Quer ver?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GANHO DE PESO NA GESTAÇÃO




 Ao engravidar uma das primeiras preocupações da mulher e do (a) obstetra que a acompanha é o ganho de peso durante o período gestacional. Esta preocupação é natural e necessária já que o ganho de peso indevido (tanto acima ou a baixo do esperado) pode ser o responsável por diversos problemas, como: comprometimento do desenvolvimento adequado do bebê, hipertensão arterial na mãe, diabetes gestacional, carência de vitaminas e minerais, entre outros.