quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FAÇO EXERCÍCIOS E NÃO EMAGREÇO



A combinação de dieta e atividade física para emagrecer é perfeita. Porém, não é incomum eu ouvir no consultório: “Estou malhando 3x (ou mais) por semana e não consigo emagrecer, porquê?” Bom, são várias as possibilidades.

1.Você está queimando massa gorda (gordura) e ganhando massa magra (músculo) o que, na prática, você percebe uma diminuição de medidas, ou seja, suas roupas estão mais largas e você acha que emagreceu, mas a balança diz que seu peso continua o mesmo. Se este for o seu caso, ótimo! Ótimo, pois este é o verdadeiro emagrecimento. Assim que seu organismo estiver com a massa magra (músculos) em maior harmonia em relação à sua composição corporal, você vai queimar mais gordura e com isso o peso na balança vai definitivamente baixar.
2.Você está indo malhar sem se alimentar antes e depois do exercício come sem escolher o que comer. Não se deve malhar sem comer. Para cada modalidade de exercício físico existe uma alimentação adequada para antes e após o exercício. Se você não come adequadamente, seus resultados na academia não vão aparecer.
3.Faço dieta durante a semana e no final de semana libero. Este é um tipo de dieta de manutenção. Caso seu objetivo seja emagrecer (eliminar gordura), sua dieta deve acontecer todos os dias da semana. Por isso a importância de escolher um cardápio que foi elaborado especialmente para você, respeitando seu organismo, seu hábito alimentar, sua rotina e atividade física. Lembre-se: a dieta precisa ser personalizada!
4.Como o que sempre comi, malho como sempre malhei e não consigo melhorar meus resultados. Neste caso é preciso dar novos estímulos ao corpo, tanto da dieta como da atividade física. O nutricionista e o educador físico devem acompanhar a evolução de dieta e exercício físico de forma a não deixar que seu organismo fique “parado” no mesmo lugar.
Outras situações também podem ser explicadas, cada caso é um caso. O importante é você saber que dieta personalizada e exercício físico orientado são, e vão continuar sendo, primordial para quem quer emagrecer e ter saúde física e mental.


 

3 comentários:

  1. Otimos posts Prof. Tati!! Li todos!Parabéns..
    Continue escrevendo sempre!bjoss Helan Nara

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Helan! Fico feliz que tenha gostado. Se quiser sugerir algum tema, estou à disposição! Beijo gde! Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu faço atividades físicas todos os dias,estou fazendo dieta,mas não emagreci nada,tem 2 mês faço regularmente e nada,o que eu faço?

    ResponderExcluir